Gerda Boyesen
– Nasce em 18 de maio de 1922, em Bergen, na Noruega.
– Em 1947, passa a cursar Psicologia na Universidade de Oslo e inicia um processo de psicoterapia reichiana com Ola Raknes.
– Em 1951, forma-se em Psicologia e encerra o tratamento com Ola Raknes.
– Em 1952, inicia seus estudos na Escola de Fisioterapia, a conselho de Nic Waal (psiquiatra seguidora de Wilhelm Reich).
– Após formar-se, aprende as técnicas de massagem criadas por Aadel Bülow-Hansen, passando a trabalhar no Instituto Bülow-Hansen como fisioterapeuta, descobrindo aí, segundo suas palavras, a “massagem que funciona como psicanálise”. De acordo com Gerda, “que seja possível influenciar pela massagem o inconsciente e as emoções recalcadas me foi uma grande revelação” (Entre Psiquê e Soma, p. 35).
– Submete-se a um tratamento de massagem com Aadel que tem grande efetividade, aumentando sua confiança neste tipo de abordagem. Gerda relata: “eu mesma mudei muito mais psicologicamente graças ao tratamento por massagem de Aadel Bülow-Hansen do que pela terapia reichiana de Ola Raknes.” (idem, p. 37).
– Entusiasmada, dedica-se essencialmente ao trabalho como massagista, deixando de lado temporariamente o que aprendera na Faculdade de Psicologia e com Ola Raknes e outros reichianos.
– Depois de alguns anos, deixa o Instituto Bülow-Hansen e passa a trabalhar no Hospital Dikemark para pacientes psiquiátricos, onde desenvolve novas técnicas e elementos teóricos, embriões do que depois será a Psicologia Biodinâmica.
– Deixa o hospital e passa a atender basicamente em seu consultório particular. Vai percebendo a importância da presença de ruídos peristálticos nas sessões e passa a utilizar um estetoscópio colocado na região inferior do abdômen de seus pacientes, com o objetivo de monitorar adequadamente o surgimento e evolução destes ruídos durante os tratamentos.
– Divorcia-se do primeiro marido. Muda-se para Londres em fevereiro de 1969.
– Entra em contato com profissionais como David Boadella, John Pierrakos, Alexander Lowen, Eva Reich, David Cooper e Ronald Laing. Há uma grande troca de idéias e de experiências no ambiente efervescente de Londres, um dos principais locais do amplo questionamento dos valores e concepções tradicionais que caracterizou esse período.
– Surge a Psicologia Biodinâmica enquanto abordagem diferenciada das demais propostas existentes de psicoterapia corporal. Conforme relata Gerda, “na Noruega eu havia começado a integrar, ao mesmo tempo na teoria e na prática, as técnicas e as teses de Aadel Bülow-Hansen e de Wilhelm Reich (…) em Londres, estas técnicas se tornaram uma única abordagem e era como se eu tocasse diferentes melodias sobre um mesmo piano.” (idem, p. 105-106).
– Ao longo da década de 1970 e depois, escreve artigos e dá cursos de formação em vários países da Europa (notadamente Inglaterra, Alemanha e França), consolidando a Psicologia Biodinâmica como uma das principais abordagens neorreichianas existentes.
– Morre em 2005, com 83 anos de idade.