André Samson
1962-2002
André Samson, co-fundador do Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, faleceu em 25 de julho de 2002. Foi uma grande tristeza para todos que o conheciam. Perdemos o diretor competente, leal e batalhador. Perdemos o amigo generoso, carinhoso, irreverente e jovial. Perdemos o professor responsável e querido pelos alunos e colegas. Perdemos o estudioso inovador que lutou pelo desenvolvimento da Psicologia Biodinâmica. Perdemos o psicoterapeuta que sabia cuidar tão bem de seus pacientes.
Resta-nos o consolo da inspiração de sua memória e de suas realizações. Saber que seus ideais continuam vivos nas atividades deste Instituto, que a sua forma de ser, cheia de energia e de amor, está viva em nossas atividades e projetos.
Seguimos em frente, pois a vida é assim. Tudo muda o tempo todo e há que se ligar e surfar a onda, ou então ser levado de roldão por ela. A morte é o grande antídoto contra a onipotência humana, trazendo-nos a humildade de perceber que não somos donos de nosso destino. E mesmo assim, temos de concordar, como dizia uma música da qual o André gostava muito, que a vida é bonita, é bonita e é bonita!
Ricardo Amaral Rego