Singularidade: cada ser humano é único e deve ser compreendido e respeitado em sua especificidade.

Carta de Princípios do IBPB

História

Gerda Boyesen teve duas influências principais na formulação dos princípios da Psicologia Biodinâmica:

1- as teorias e técnicas criadas por Wilhelm Reich, que ela conheceu através de Ola Raknes, seu psicoterapeuta e professor.

2- a teoria e a técnica formuladas por Aadel Bülow-Hansen no âmbito da fisioterapia quanto ao uso da massagem para tratamento de distúrbios mentais e psicossomáticos.

As duas vertentes descritas acima permaneceram durante um longo tempo como elementos isolados e estranhos entre si. Aos poucos, Gerda vai percebendo elos e possibilidade de síntese, formulando idéias sobre a importância do sistema nervoso autônomo (a descarga vegetativa), o papel da hipertonia e hipotonia da musculatura estriada nos processos psíquicos, a teoria da circulação do sangue na neurose, entre outras.

Em 1969, Gerda muda-se para Londres e desenvolve o método que chamou de “seguir o impulso interior”, constituído por uma combinação sutil de psicanálise e de técnicas reichianas avançadas, nas palavras dela mesma. Nessa época se estrutura a Psicologia Biodinâmica como uma escola diferenciada dentre as várias abordagens neorreichianas, com a consolidação de uma teoria e uma técnica específica. Inicia-se a formação de analistas em Londres.

Durante os 25 anos de existência do Gerda Boyesen Centre de Londres, centenas de terapeutas receberam formação de Gerda e seus professores. Alguns profissionais que por ali passaram abriram suas próprias escolas na Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Suíça, Irlanda), Venezuela, Austrália e Brasil. Outros desenvolveram técnicas próprias e articularam a biodinâmica com diversas linhas de terapia corporal.

Em 2005 ocorreu o falecimento de Gerda Boyesen, e desde então a evolução da Psicologia Biodinâmica segue a cargo dos numerosos profissionais adeptos dessa abordagem. Como não existe ainda uma entidade mundial que congregue os diversos grupos e escolas existentes, cada um segue um caminho próprio, desenvolvendo-se de uma maneira particular e não necessariamente em sintonia com os demais.

 

SAIBA MAIS:

As origens na Noruega

Gerda em Londres

A Psicologia Biodinâmica no Brasil

A Psicologia Biodinâmica no mundo

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282