Singularidade: cada ser humano é único e deve ser compreendido e respeitado em sua especificidade.

Carta de Princípios do IBPB

História – Gerda em Londres

Ao mudar-se para Londres, em 1969, Gerda passou a estar em contato com muitas novidades. Era uma época de efervescência cultural, e Londres era um polo importante desse movimento que incluía as psicoterapias reichianas e neorreichianas, as diversas formas de terapias alternativas, a contracultura e a antipsiquiatria, entre outras propostas que olhavam para além das práticas tradicionais estabelecidas.

Logo surgem cursos ministrados por ela sobre suas formulações inovadoras, que se estruturam sob o nome de Psicologia Biodinâmica. Ebba e Mona Lisa, filhas de Gerda, passam a trabalhar como analistas biodinâmicas e auxiliam a mãe a desenvolver os fundamentos da Biodinâmica, inclusive escrevendo artigos em conjunto com ela. Muitos desses artigos são publicados no periódico Energy and Character, fundado por David Boadella.
Durante os 25 anos de existência do Gerda Boyesen Centre de Londres, centenas de terapeutas receberam formação de Gerda e seus professores. O Instituto funcionava na Acacia House, ao lado do Acton Park, com vários consultórios e um salão de aproximadamente 200 m2 para workshops.

Nos finais de semana muitas vezes aconteciam dois ou três workshops ao mesmo tempo, espalhados pelo salão e consultórios maiores. Trainers vinham de todos os cantos do mundo para dar workshops dentro do programa do curso, como complemento ou pós-formação.

Durante esse período londrino se desenvolvem e se estruturam os fundamentos dessa abordagem. Data dessa época a maioria dos livros e artigos que organizaram esse primeiro momento da Psicologia Biodinâmica, que aos poucos se consolida como uma proposta específica no campo reichiano.

Inúmeras inovações técnicas surgem então: novas formas de massagem, o desenvolvimento de exercícios específicos, o trabalho com a imaginação e a proposta de fazer amizade com a resistência compõem alguns dos elementos que diferenciam a Psicologia Biodinâmica dentro do panorama das psicoterapias de abordagem corporal.

Gerda percebe aos poucos que o tratamento se mostra mais eficaz quando é acompanhado dos ruídos peristálticos provocados pelo funcionamento dos intestinos. Surge então a ideia de usar um estetoscópio pousado sobre o ventre como um guia da intervenção terapêutica, e isso se mostra um recurso extremamente valioso.

 

SAIBA MAIS:

As origens na Noruega

A Psicologia Biodinâmica no Brasil

A Psicologia Biodinâmica no mundo

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282