O ser físico e psíquico é fruto de uma relação, forma-se e desenvolve-se por meio de relações, dá sentido à existência através de relações.

Carta de Princípios do IBPB

Informações Gerais

A Psicologia Biodinâmica é uma escola de psicoterapia corporal neorreichiana que utiliza, além da elaboração verbal e do trabalho com sonhos e com a imaginação, abordagens somáticas como a massagem, exercícios mobilizadores e integradores, trabalhos com a respiração e outros (para saber mais, veja em O que é Psicologia Biodinâmica e também em História da Psicologia Biodinâmica).

Com ênfase nos aspectos técnicos e vivenciais, o Curso de Formação se propõe a capacitar os alunos a usar recursos corporais dentro de um processo analítico e psicoterápico. Nos dois primeiros anos, enfatiza-se, no âmbito da técnica, o toque e a massagem, assimilando técnicas adequadas e entendendo, dentro da visão biodinâmica, com quem, para que, como e quando se devem utilizar estes recursos terapêuticos.

Optamos por priorizar a massagem por se tratar de um instrumento bastante desenvolvido em nossa abordagem, constituindo assim uma via privilegiada de ampliação e enriquecimento da clínica psicoterapêutica. Além disso, terapeutas corporais e massoterapeutas também podem beneficiar-se com o conteúdo deste curso, ampliando seu repertório de técnicas e adquirindo noções importantes quanto ao efeito psíquico deste tipo de intervenção.

O Curso é realizado em 10 encontros a cada ano, em finais de semana (sábado e domingo), com 12 horas de atividade em cada encontro, abrangendo aulas teóricas, técnicas e práticas vivenciais (saiba mais sobre a Estrutura do Curso). No total são 30 encontros distribuídos ao longo de 3 anos.

O Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica (IBPB) é responsável por Cursos de Formação desde 1993 (para saber mais, veja em O que é o Instituto), sendo que em 2012 formou-se a nossa décima quinta turma de analistas biodinâmicos. Foram até agora 10 turmas em São Paulo, uma em Curitiba-PR, duas em Vitória-ES e duas em Taubaté-SP.

Este treinamento em Psicologia Biodinâmica do IBPB foi reconhecido e credenciado por Gerda Boyesen na década de 1990.

Alguns dos conteúdos abordados no primeiro ano do curso:

Teoria: – autorregulação, a importância do toque, o conceito de personalidade primária, psicofisiologia da motricidade.

Técnicas: – massagem de escoamento (trabalho tendo como guia os ruídos peristálticos, usando um estetoscópio sobre o ventre); massagem colônica; toque básico; intenção, ritmos, camadas e outras possibilidades de toque; massagem hipotônica; manobras básicas de massagem; noções de leitura corporal.

Para saber mais, veja em Programa.

Aos alunos que completarem o curso e cumprirem os requisitos devidos serão fornecidos os certificados de Analista Biodinâmico (3 anos de curso) e Massagista Biodinâmico (1,5 anos de curso). Saiba mais sobre os requisitos para obtenção dos Certificados.

Este curso destina-se a psicoterapeutas, terapeutas corporais e interessados na saúde física e mental de um modo geral.

Pré-requisito: o candidato deve ter concluído um curso de nível universitário.

Coordenação Geral: Ricardo Amaral Rego
International Trainer de Psicologia Biodinâmica e Diretor do IBPB
Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP
Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP

Coordenação local: cada turma possui um Coordenador ou Coordenadora Local que é responsável pelo bom andamento das atividades didáticas e da integração dos professores que colaboram ministrando aulas.

Para saber mais sobre o processo de seleção, e sobre as unidades que estarão abrindo novas turmas, clique aqui.

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282