Uma pessoa racional usa, desenvolve e desfruta de todas as suas capacidades, incluindo aí os aspectos emocionais e irracionais da natureza humana.

Carta de Princípios do IBPB

Vídeos

Apresentamos aqui vídeos relativos à Psicologia Biodinâmica e áreas afins, de interesse didático e cultural, dos quais participam profissionais ligados ao Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica.

 

1993-2013   20 anos de história do IBPB
20_anosb
Registro do surgimento e desenvolvimento do IBPB ao longo de seus primeiros 20 anos de existência.
17 minutos.

 

Eventos realizados pelo IBPB em 2013
eventos_2013

Um panorama dos eventos e atividades do IBPB em 2013.
8 minutos.

 

Psicofisiologia do sistema nervoso autônomo

Aula para o primeiro ano do Curso de Formação em Psicologia Biodinâmica
Ricardo Amaral Rego – São Paulo – 2011 – 59 minutos
Nesta aula, que introduz o aprendizado das massagens guiadas pelos ruídos peristálticos por meio de um estetoscópio, são apresentados os fundamentos biológicos deste tipo de trabalho. Partindo do princípio básico de autorregulação, comum a todos os seres vivos, percorre-se o caminho evolutivo que levou ao surgimento dos seres humanos. Procura-se mostrar como formas específicas e cada vez mais complexas de autorregulação foram surgindo: sistemas nervoso e locomotor nos animais; sistema nervoso complexo e cérebro nos vertebrados; o sistema límbico e as emoções em mamíferos; e a consciência nos humanos.

 

Eu te curo ou tu te curas? Comentários sobre autorregulação e psicoterapia

Palestra na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 29/09/2011
Ricardo Amaral Rego – 54 minutos
O princípio de autorregulação é bastante valorizado na Psicologia Biodinâmica e nas diversas abordagens reichianas. Entretanto, essa noção, tomada isoladamente, pode obscurecer a importância da regulação interpessoal nos seres humanos. Essa palestra aborda o tema, questionando qual é o lugar do analista ou psicoterapeuta.

 

Apresentação dos fundamentos da Psicologia Biodinâmica

Ricardo Amaral Rego – 6 minutos
Uma rápida síntese de alguns dos princípios essenciais com caracterizam a abordagem da Psicologia Biodinâmica.

 

Sexualidade, orgasmo e saúde: conexões com Wilhelm Reich

XXII Encontro Reich no Sedes, 13/09/2009
Ricardo Amaral Rego – 24 minutos
Wilhelm Reich apresentou formulações bem definidas e polêmicas na sua visão da sexualidade e sua importância para a saúde psíquica. Neste vídeo, é apresentada uma discussão sobre a validade dessas ideias de Reich, à luz do conhecimento acumulado nas muitas décadas passadas desde que elas surgiram.

 

Anatomia e couraça muscular

IV Encontro Reich no Sedes, 19/10/1991
Ricardo Amaral Rego – 51 minutos
Examina-se a ideia da disposição segmentar da couraça muscular do caráter e são apontados questionamentos ao conceito reichiano de anéis da couraça. É uma ilustração com imagens do tema discutido em artigo (faça download aqui) escrito na década de 1990.

 

Ou nos amamos ou nos danamos

Ricardo Amaral Rego – 10 minutos
Audiovisual realizado na década de 1990 por Ricardo Rego, com locução de Itamar Assumpção, apresentado em diversos congressos e eventos da área de psicoterapia.
Um questionamento da guerra e da fabricação do ódio, com base em ideias de Wilhelm Reich, Gandhi, Martin Luther King e outros. Em defesa da paz, do amor e de uma vida mais plena e fraterna.

 

8- Neurociência, livre-arbítrio e rock’n roll

Ricardo Amaral Rego – 4 minutos
Joseph LeDoux é um neurocientista conhecido, autor de O Cérebro Emocional, e também compõe músicas em que trata de temas ligados aos seus estudos. Ele inclusive disponibiliza comentários científicos sobre a letra das músicas (clique aqui para ver).
Aqui é apresentada a canção “Livre-arbítrio! (Free Will) com legendas em português, que é tocada pelo conjunto The Amygdaloids.
Apresentado no VII Encontro das 3 Bios – Campos do Jordão, dezembro de 2011

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282