Contra o preconceito e a estreiteza de ideias, é fundamental sustentar e desenvolver a capacidade de aceitar, poder dialogar e enriquecer-se internamente com o diferente.

Carta de Princípios do IBPB

Teses e Dissertações

Orientadas pelo Prof. Dr. Paulo Albertini

Outras teses e dissertações de interesse

 

 

 

Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado com temática reichiana realizadas sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Albertini

Teses de Doutorado

Rego, Ricardo A. (2005). Psicanálise e biologia: uma discussão da pulsão de morte em Freud e Reich. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Garcia, J. G. S. (2010). A couraça como currículo oculto: um estudo da relação entre a rotina escolar e o funcionamento encouraçado. Tese de doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo (Maria Cecília Cortez Christiano de Souza, orientadora, e Paulo Albertini, co-orientador).

Ramalho, Simone A. (2010). Uma alegria subversiva: o que se aprende em uma escola de samba? Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Bedani, Ailton (2013). A relação entre sensação e produção de conhecimento na obra de Wilhelm Reich. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Oliveira, André C.  (2014) Ação política e formação da consciência de classe no pensamento de Wilhelm Reich. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia,  Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

Dissertações de Mestrado

Silva, João Rodrigo O. (2001) - O desenvolvimento da noção de caráter no pensamento de Reich. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Ramalho, Simone A. (2001) - Psicologia de massa do fascismo: Reich e o desenvolvimento do pensamento crítico. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Bedani, Ailton (2007) – Energética e epistemologia no nascimento da obra de Wilhelm Reich. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Toledo, Liliane P. (2009) - Reich e o enfoque de Deleuze e Guattari: o pensamento crítico em busca do desenvolvimento humano. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Avila, Daniel C. (2010) - Reich, Espinosa e a educação. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Nogueira, Tânia A. (2010) – Grupo de movimento: estado da arte, conceituação e aplicação na área educacional. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Almeida, Bruno H. P. (2012) - A noção de couraça na obra de Wilhelm Reich: origens e considerações sobre o desenvolvimento humano. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Faria, Cynthia Cavalcanti M. M. (2012) – Wilhelm Reich e a formação das Crianças do Futuro. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Almeida, Gabriel Puopolo (2015). A visão de potência no pensamento de Wilhelm Reich: contribuições para o EsporteDissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Joveleviths, Ilana Fenjves (2016). Reich e a importância dos cuidados na primeira infância: um diálogo com o enfoque de WinnicottDissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

 


Outras teses e dissertações de interesse

Teses de Doutorado

Cotta, José A. M. (2010) – Memórias de um desterro: corporeidade na clínica contemporânea. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Sant’Anna, Paulo A. (2001) – As imagens no contexto clínico de abordagem junguiana. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Xavier, José Ignácio T. (2004) – Atenção a Si e Psicoterapia Corporal. Efeitos da auto-estimulação somatossensorial sobre a atenção e suas implicações para o corpo, as emoções e a cognição.  Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silva, João Rodrigo O. (2012) –  Peer Gynt: encontros e diálogos com a Psicanálise. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Rodrigues, Henrique J. L. F. - A fotografia como referência metodológica na prática clínica da Análise Psicorporal. Tese de Doutorado em  História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Dissertações de Mestrado

Santos, Adriana Marques (2013) – História de vida dos sujeitos com hipertensão arterial na perspectiva da psicossomática. Dissertação de Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Rebello, Leda L. G. R. (2008) – O corpo e a clínica contemporânea: um percurso em direção à singularidade. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Pommé, Eliana L. (2008) - O vínculo mãe-bebê: primeiros contatos e a importância do holding. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rodrigues, Henrique J. L. F. (2008) - A relação entre o corpo e a mente nos escritos de Freud, Lacan e Reich. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antonelli, Elisabeth (2006) - O amor e o ódio na contratransferência. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Weigand, Odila (2005) – Grounding na Análise Bioenergética: Uma proposta de atualização. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cukiert, Michele (2000) – Uma contribuição à questão do corpo em psicanálise: Freud, Reich e Lacan. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

 

 

 

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