O ser humano é o valor primordial a ser considerado em toda e qualquer decisão ou proposta, em toda e qualquer teoria e prática.

Carta de Princípios do IBPB

Histórico – Saiba mais

Ao completar os quatro anos de formação em 1996, os alunos da primeira turma do IBPB tornaram-se os primeiros profissionais formados em Psicologia Biodinâmica no Brasil. Vários profissionais, membros destas e de outras turmas, são hoje profissionais destacados no campo da psicoterapia corporal, muitos deles professores do Curso de Formação em  Psicologia Biodinâmica.

A partir de 1995, várias novas turmas de formação se constituíram. Outros trainers europeus passaram a participar do nosso curso, como Ebba Boyesen e Celeste Hauser. Em 1996, foi realizado, em Londres, mais um workshop de Gerda Boyesen exclusivo para os nossos alunos.

O Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica foi constituído legalmente em 1997, com André e Ricardo como seus diretores responsáveis. Nesse mesmo ano teve início a primeira turma de formação em Vitória/ES. Duas turmas já completaram a formação nessa cidade.

Seguiu-se a esta época um período difícil para o Instituto: André Samson adoece e vem a falecer em julho de 2002. Com o luto, o Instituto sofre uma retração das atividades, mas gradualmente Ricardo Rego, agora seu único diretor, fez com que fossem retomadas e ampliadas as atividades do Instituto.

Com isso, novas turmas foram sendo abertas em São Paulo a partir de 2003, e o Instituto expandiu-se geograficamente, passando a oferecer o Curso de Formação em outras localidades, como Curitiba (2006), Taubaté (2007), Natal (2010), Rio de Janeiro (2011) e Vitória (2016). Em Curitiba, dois grupos já completaram os quatro anos de formação. Em Taubaté, temos duas turmas já formadas, com uma terceira completando em 2017. Na cidade de São Paulo, a 13ª turma completou o curso em 2016 e existem duas turmas em andamento.

Na implantação de cursos fora de São Paulo, contamos com profissionais que se dispõem a organizar o curso, cuidando do contato com os alunos e assessorando em assuntos de viagem e hospedagem. É um período de muito esforço para fazer a semente brotar com vigor, e é importante reconhecer o empenho destas pessoas na difusão do conhecimento biodinâmico. A partir da segunda turma, a estrutura se amplia, e podemos contar com profissionais já formados para atendimento dos alunos, monitoria dos grupos e a incorporação de professores locais.

Ainda em 2001, foi fundada a Clínica Social Biodinâmica, que funciona de forma autônoma, sem vínculo formal com o IBPB. Seu objetivo é atender a população de baixa renda.

A partir de 2008 começou a ser feita uma reformulação da estrutura do IBPB, com a criação de Comissões (Ensino, Comunicação e Eventos) e a descentralização de funções. Com isto, uma nova geração passou participar da gestão do IBPB, dando um impulso importante ao crescimento e ao fortalecimento da nossa instituição.

Atualmente, o Instituto está com três turmas de formação em andamento e um programa de pós-formação, no qual os profissionais biodinâmicos aperfeiçoam seus conhecimentos. Constantemente são realizados eventos, como cursos de extensão, palestras abertas ao público sobre temas gerais, grupos de estudo e Jornadas de Biodinâmica onde professores, alunos e ex-alunos apresentam palestras e vivências.

Periodicamente fazemos BOLETINS nos quais registramos as atividades e eventos, as novidades, as pessoas que estão envolvidas na atividades e tudo mais que envolve a vida do IBPB. Clique abaixo para saber mais sobre tudo isso:

Boletim 1 – junho de 2012

Boletim 2 – fevereiro de 2013

Boletim 3 – fevereiro de 2015

 

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282