Singularidade: cada ser humano é único e deve ser compreendido e respeitado em sua especificidade.

Carta de Princípios do IBPB

O que é

A Psicologia Biodinâmica é uma abordagem neorreichiana que integra psicoterapia e massagem, desenvolvida pela psicóloga e fisioterapeuta norueguesa Gerda Boyesen, na década de 1960, em Londres.

Busca incentivar o autoconhecimento, a potência e a criatividade, enfatizando o cuidado com a relação terapêutica. Percebe cada pessoa como única e proporciona uma intervenção adaptada às suas necessidades e possibilidades, de modo a conscientizar o que é inconsciente em um processo gradual e profundo.

Mais do que um método de tratamento, a Psicologia Biodinâmica é uma visão de mundo em que corpo e mente são elementos de um mesmo organismo. É uma abordagem que integra, de modo sistêmico, técnicas inovadoras de massagem, o toque como meio de comunicação não-verbal, a associação livre de idéias e de movimentos, exercícios mobilizadores e harmonizantes, além de diversas formas de elaboração simbólica a partir da fala, dos sonhos e da imaginação.

Referenciada, em sua origem, em uma base psicodinâmica e reichiana, integra atualmente elementos das neurociências e da psicanálise winnicottiana em sua fundamentação.

Saiba mais

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282