Contra o preconceito e a estreiteza de ideias, é fundamental sustentar e desenvolver a capacidade de aceitar, poder dialogar e enriquecer-se internamente com o diferente.

Carta de Princípios do IBPB

Biodinâmicos

Psicologia Biodinâmica – Sus história inscrita em seu corpo
Luciana Calazans 
Um texto breve que introduz os aspectos fundamentais da Psicologia Biodinâmica.

Índice alfabético de assuntos e autores citados no livro O toque na psicoterapia. Massagem Biodinâmica
Bruna Morais
Consta desta monografia um índice que permite saber em que páginas do livro são feitas referência a determinados temas e autores. Isto pode facilitar a compreensão dos assuntos tratados na obra em questão, tratando-se de uma valiosa contribuição ao aprimoramento do conhecimento biodinâmico.

 Ressignificando Reich à luz da filosofia de Henri Bergson
Dilu Aldrighi
Pretende-se, através deste ensaio, mostrar a importância da filosofia de Henri Bergson no trabalho teórico e prático de Wilhelm Reich, sobretudo no que diz respeito à compreensão da relação consciência–corpo, sob uma nova perspectiva epistemológica: a da intuição.

O uso de recursos expressivos em grupo psicorporal: diálogos possíveis entre Psicologia Biodinâmica e a diversidade teórico-prática
Auryana Maria Archanjo
O objetivo desta monografia foi mapear recursos expressivos gerais e psicorporais a partir da literatura que pudessem dialogar com conceitos da Psicologia Biodinâmica e enriquecer a reflexão sobre um trabalho psicorporal em grupo dentro desta perspectiva.

Pilates Biodinâmico: prazer e consciência de si

Sandra de Abreu Alves
É apresentada uma proposta de integração entre o Método Pilates e a Psicologia Biodinâmica, que tem o objetivo de proporcionar ao praticante a possibilidade de cuidar da mente e das emoções através de exercícios físicos conscientes, cuidadosamente elaborados e adaptados para necessidades individuais.

Gerda Boyesen, a mãe suficientemente boa descrita por Winnicott
Glória Cintra
Texto que discute a possibilidade de estabelecer conexões entre os conceitos de Winnicott e a Psicologia Biodinâmica de Gerda, usando para isto um caso de psicose maníaco-depressiva (o paciente Oscar), tratado por ela.

 

Grupos de movimento: uma nova tecnologia em promoção da saúde e autocuidado para pessoas idosas
Purificación Navarro Cañizares
Este trabalho tem por objetivo descrever o desenvolvimento de uma nova tecnologia de intervenção sobre a saúde dos idosos. Suas bases teóricas estão fundamentadas no autocuidado como estratégia de Promoção da Saúde e em técnicas de psicoterapia corporal reichiana aplicadas em “Grupos de Movimento”, adequadas às necessidades e possibilidades físicas, psicológicas e emocionais das pessoas idosas.

Psicologia biodinâmica: reflexão de uma prática organizando-se em teoria
Vera Iaconelli
Dissertação de Mestrado – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Teoria e Métodos de Gerda Boyesen
Clover Southwell
Este texto fornece uma visão geral dos princípios teóricos e técnicas essenciais da Psicologia Biodinâmica.

Freud x Winnicott: Possibilidades à clínica biodinâmica
Maria Cláudia Teixeira de  Angelis Feliciano
Este texto enfoca as diferenças conceituais entre Freud e Winnicott, especialmente no que diz respeito à centralidade pulsional ϰ relacional como explicação para a construção da personalidade. Espera contribuir para um melhor entendimento das ideias principais destes dois autores e para esclarecer as contribuições dessas ideias para o melhor entendimento da Psicologia Biodinâmica.

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282