Contra o preconceito e a estreiteza de ideias, é fundamental sustentar e desenvolver a capacidade de aceitar, poder dialogar e enriquecer-se internamente com o diferente.

Carta de Princípios do IBPB

Ricardo Amaral Rego

Textos ligados à área psi

Produções não diretamente relacionadas ao campo da psicoterapia

 

Textos ligados à área psi

Grupos de Movimento
Escrito por Maria Ercília Rielli da Gama e Ricardo Amaral Rego em 1994.
É disponibilizada aqui a versão digital deste livro, publicado originalmente pelo Departamento Reichiano do Instituto Sedes Sapientiae.
Conteúdo: ao lado de uma sistematização teórica sobre o tema, é apresentada uma metodologia própria de Grupos de Movimento em 8 sessões. Fundamentalmente voltada para o aprendizado e a aplicação prática deste dispositivo técnico, esta obra contém descrições de exercícios e orientações sobre sua aplicação.

É bicho ou não é?
Texto curto publicado no blog Fora de Mim, traz reflexões sobre as (in) certezas decorrentes de sermos animais dotados de linguagem.

A vida é dura para quem é mole: considerações sobre aspectos psicológicos da hipotonia muscular
Uma discussão da importância do tônus muscular no funcionamento psíquico, na qual é abordada a visão de Wilhelm Reich e de diversas escolas neorreichianas sobre o tema. Também são examinados elementos da neurociência e da medicina em geral que contribuem para uma visão abrangente da questão.

Sexualidade e cognição em primatas
Uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os humanos e demais primatas, especialmente no que diz respeito à sexualidade.

Psicanálise e biologia: uma discussão da pulsão de morte em Freud e Reich
Tese de Doutorado no Instituto de Psicologia da USP, defendida em 2005. Aborda o tema que foi um dos grandes pontos de discórdia entre Sigmund Freud e Wilhelm Reich, focando a discussão essencialmente nos aspectos biológicos da teoria da pulsão de morte.

A clínica pulsional de Wilhelm Reich: Uma tentativa de atualização
Elementos para um entendimento da psicoterapia corporal a partir da teoria freudiana das pulsões.

Psicobiodinâmica do recalque
Um estudo de alguns dos “Artigos de Metapsicologia” de Freud e sua correlação com a visão reichiana.

Reich e Freud: compatibilidades e incompatibilidades
Examina-se que aspectos da teoria e da clínica reichianas são compatíveis ou não com o pensamento freudiano.

O que é e para que serve a massagem biodinâmica
Texto curto que busca apresentar em poucas palavras o que é a massagem biodinâmica, para que serve e no que ela é diferente de outras abordagens corporais.

Conceitos de bioenergia
Uma análise crítica deste conceito e seu uso em psicoterapia e outros campos afins.

O conceito de bioenergia e a prática clínica biodinâmica
Texto sucinto que faz considerações sobre a utilização do conceito de bioenergia nas atividades didáticas do Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica

Anatomia e couraça muscular do caráter
Examina-se a ideia da disposição segmentar da couraça e são apontados questionamentos ao conceito reichiano de anéis da couraça. Veja também vídeo com aula sobre este tema.

A burrice emocional
Um pequeno texto sobre o fato de muitas pessoas se conduzirem na vida de maneira pouco inteligente , no sentido de não cuidarem devidamente de si, não usufruírem devidamente de seus talentos e capacidades, e inclusive de não saberem aproveitar um tratamento analítico ou uma psicoterapia devido às inúmeras formas de resistência ao mesmo.

Psicoterapia e corpo. I – biopsicotipologias
Comenta-se o uso e abuso de tipologias na teoria e na clínica neorreichianas.

Apontamentos para uma abordagem integrada em psicoterapia reichiana
Procura-se conceber as diversas abordagens do campo reichiano como possíveis partes de uma abordagem integrada que reúna elementos das mesmas em uma proposta mais abrangente e bem fundamentada do que as existentes.

Revisando a tradução do “Análise do Caráter”
Em 1995 foi lançada a segunda edição brasileira (Martins Fontes) do livro “Análise do Caráter”, obra fundamental de Wilhelm Reich, com revisão técnica feita por Ricardo Amaral Rego. Pode-se aqui consultar artigo onde são expostos os critérios desta revisão.

Programa de estudo dirigido do livro Análise do Caráter, de Wilhelm Reich
Foram elaborados roteiros de estudo com questões abrangendo diversos capítulos desta obra. De acordo com sugestões de alunos, foi elaborado um Roteiro Completo, mais aprofundado, extenso e detalhado; e um Roteiro Básico, procurando abranger apenas os itens mais essenciais. No momento estão disponíveis questões relativas aos capítulos 1 a 10. Futuramente este roteiro será ampliado para abranger todo o livro.
Questionário básico    |   Questionário completo

Programa de estudo dirigido do livro Entre Psiquê e Soma, de Gerda Boyesen 
Um Roteiro de Estudos relativo ao livro Entre Psiquê e Soma, de Gerda Boyesen, contendo questões que abrangem todos os capítulos, e também uma orientação de leitura para temas específicos abordados nessa obra.

Um alto monte
Uma análise de um poema de Fernando Pessoa, com questões do campo da psicoterapia corporal.

Temas utópicos e outros tópicos
Um comentário crítico da obra de Freud “O Mal-Estar na Civilização”, confrontando-a com ideias do campo reichiano e da ciência biológica relativas à possibilidade de uma utopia social.

Metáforas artrópodes
Num texto curto, é feita uma comparação, à moda das fábulas infantis, entre estilos de psicoterapia e características de insetos.

voltar ao topo

 


Produções não diretamente relacionadas ao campo da psicoterapia

Algumas canções

Existem algumas canções compostas em parceria com Itamar Assumpção, onde basicamente as letras foram elaboradas pelo Ricardo e a melodia pelo Itamar. O nome artístico Ricardo Guará vem do meu apelido de Guará, abreviação de Guarapari, como eu era conhecido nos tempos de faculdade, nome oriundo de uma viagem que fiz em 1971. Muitas pessoas me conhecem por Guará, inclusive o Ita, e assim ficou Ricardo Guará.

Chavão abre porta grande
A primeira, resultou da colagem de pequenos poemas e, além de gravada pelo Itamar no Sampa Midnight, de 1987, foi incluída também num disco do Ney Matogrosso denominado Quem não vive tem medo da morte, de 1988, onde a frase que dá nome ao disco por sinal faz parte da letra do “Chavão”. Laura Rodrigues é a autora de um verso (o amor de sempre de repente não é mais suficiente), mas, por motivos alheios à nossa vontade, o devido crédito acabou não constando do disco.
Veja a letra da música e assista a uma apresentação da Banda Isca de Polícia e Ney Matogrosso cantando Chavão Abre Porta Grande no Sesc Vila Mariana, São Paulo, no dia 17 de junho de 2011. Ou ouça a gravação original.

Sexto sentido
Cantada pela Denise Assumpção num disco do Itamar chamado Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!!, de 1988. Aborda a inquietação humana de procurar um sentido nas coisas da vida…
Veja a letra e ouça a música.

Tristes trópicos
Fala dessa mania brasileira de levar vantagem, onde todo mundo pensa que é esperto e no fim saímos todos perdendo. Foi gravada em Bicho de 7 Cabeças, do Itamar com as Orquídeas do Brasil, de 1994.
Veja a letra e ouça a música. Ou assista a uma apresentação em Powerpoint que faz comentários sobre a letra com a música tocando ao mundo.

voltar ao topo

 

Dissertação de mestrado

Trabalho e Saúde: Contribuição para uma abordagem abrangente.
Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1988. Aborda, entre outras coisas, a importância do stress e fatores psicossociais como elementos ocupacionais de grande importância nos processos que determinam a saúde e a doença.

voltar ao topo

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282