Contra o preconceito e a estreiteza de ideias, é fundamental sustentar e desenvolver a capacidade de aceitar, poder dialogar e enriquecer-se internamente com o diferente.

Carta de Princípios do IBPB

André Samson

A Couraça Secundária
A Couraça Secundária é um termo usado por Gerda Boyesen, criadora da Psicologia Biodinâmica, para explicar um fenômeno que ocorre frequentemente em consultórios de psicoterapia corporal. Pode ser descrita como uma nova formação defensiva que ocorre quando o trabalho corporal é invasivo e tem como finalidade quebrar a proteção egóica dos conteúdos inconscientes. A Couraça Secundária é construída para proteger o ego dos conteúdos inconscientes e também da intervenção terapêutica.

Curva Orgástica como Parâmetro de Saúde:
A Solução de Compromisso

Estudo sobre a curva orgástica proposta por Reich como parâmetro de saúde, tendo em vista o indivíduo em função de seu próprio potencial. A solução de compromisso somática (termo usado em psicologia biodinâmica) nos mostra o estado psicossomático atual do paciente, facilitando o diagnóstico e o tratamento clínico. O texto também aborda a carga orgástica do paciente e terapeuta constelada na relação.

Transferência e Contratransferência em Psicoterapia Corporal
Este artigo trata da relação paciente – psicoterapeuta na clínica corporal. Apresenta a possibilidade e a necessidade de uma clínica que une o tratamento do indivíduo com a questão transferencial e contratransferencial. Estuda os conflitos e possibilidades que essa união representa.

Psicoterapia e Massagem, reflexões sobre a relação cliente-terapeuta
Qual é a diferença entre o trabalho de massagem e o de psicoterapia? Quando é que um trabalho de massagem se torna psicoterapêutico? Onde termina a massagem e começa a psicoterapia e vice versa? Estas são algumas das questões debatidas neste texto.

São Paulo: 11 3251 2985 | Curitiba: 41 3264 9113 | Natal: 84 9406 9965 | Rio de Janeiro: 21 2517-3035 | Taubaté: 12 3631 7282